Google+

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cientista inventa robô artista que desenha retratos...

Máquina analisa o rosto da pessoa e ilustra com caneta esferográfica


O cientista francês Patrick Tresset, que foi pintor e desenhista por 15 anos, desenvolveu um robô capaz de olhar para as pessoas e, em seguida, desenhar um retrato delas.

A máquina, batizada de Paul, é um braço mecânico com vários eixos de deslocamento para reproduzir diversos movimentos humanos. A mão robótica faz os desenhos usando uma caneta esferográfica, baseando-se no contraste entre luz e sombra captados por uma câmera.

Os retratos levam, em média, 25 minutos para ficarem prontos e são assinados pelo robô. No entanto, as figuras são "projeções" dos traços de Tresset e não passam de imitações do estilo do inventor. O próximo passo será criar um artista cibernético que tenha seu próprio estilo.

"Acredito que mostrando ao robô uma série de pinturas, desenhos e imagens, ele poderia desenvolver um estilo único. E isso não está muito longe. Com o apoio financeiro necessário, acho que seria possível criar isso em três à cinco anos", afirma Tresset.

O cientista inventou o robô artista a partir do doutorado dele na Universidade de Goldsmiths, em Londres, e em parceria com o professor e pesquisador Frederic Fol Leymarie.

por lokobiel10




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentarios !